03/09/2008

Estudar & Aprender: Organiza o teu tempo


O que é um horário?
Um horário permite que, com a devida antecedência, se possam programar as tarefas e trabalhos que é necessário desenvolver.
Saber construir um horário é essencial ao longo de todo o ano e, em especial, em alturas de testes, de exames ou de realização de importantes trabalhos, que permitem concluir um curso, uma disciplina ou uma outra etapa do teu percurso escolar.
Não encares o horário como algo que limita o teu tempo mas sim como uma ferramenta que te ajuda a dar priridade ao que é mais importante para depois, no resto do tempo, poderes dedicar-te ao lazer.
Num horário podes registar as aulas e todas as ocupações obrigatórias e, muito importante, os tempos previstos para o estudo individual. Estes tempos podem (e devem) ser mais longos nos dias em que as aulas preenchem menos o horário.
O horário deve ser ajustado à idade, aos objectivos e capacidades de cada um. Ao preencheres as tarefas, estas devem estar de acordo com o tempo que tens disponível, ou seja, acima de tudo, o horário deve ser realista. Mas, atenção, é também importante que o horário seja flexível, ou seja deve ser adaptável aos compromissos que não se podem adiar e a imprevistos que venham a surgir.
Conta sempre com a ajuda dos teus pais e professores para fazer um bom horário!


Gerir a Energia
Cada pessoa tem o seu próprio ritmo intelectual. Tanto as características individuais como o ambiente externo influenciam o desenvolvimento do estudo e do trabalho. É normal que, depois de almoço (e de outras refeição quando forem mais “pesadas”), devido ao processo de digestão que provoca alguma sonolência, se sinta uma quebra no ritmo. À noite o cansaço acumulado ao longo do dia poderá prejudicar o estudo, embora algumas pessoas considerem o período nocturno o melhor para se concentrarem e estudar. Um esforço intenso antes de dormir como, por exemplo, a prática de exercício físico, poderá perturbar o sono, afectando negativamente a saúde e o rendimento escolar. Para além destas indicações gerais, é importante que apendas a conhecer os próprios ritmos, sabendo quais os períodos do dia em que a concentração e o esforço rendem mais. Estes períodos são os melhores para desenvolver os estudos e trabalhos mais difíceis.
Nos restantes períodos, para uma boa gestão do tempo, podem ser realizados os trabalhos menos difíceis, por exemplo trabalhos mais repetitivos.

O “teu” sítio para estudar
É essencial um local de estudo que seja fixo e cujo ambiente seja calmo, arrumado e confortável. Um ambiente com estas características facilita a concentração, ajuda a combater o cansaço e ajuda a aumentar o rendimento intelectual.
Um bom arejamento do local de estudo, uma temperatura agradável e uma boa iluminação são essenciais. Sempre que possível, para ler e escrever, é preferível a luz natural ou então utilizar um candeeiro com lâmpadas que projectem luz constante.
A postura do corpo também é importante, pelo que, a situação ideal é ter uma secretária/mesa espaçosa e uma cadeira firme e que seja adequada à tua estatura.
Estudar com música de fundo ou com algum som ambiente poderá não prejudicar o estudo para algumas pessoas mas, para uma boa sessão de estudo, recomenda-se um ambiente onde as interrupções provocadas por telefonemas e por conversas sejam limitadas ao mínimo.
Quanto ao material de trabalho este deve estar organizado (podes optar por gavetas, estantes e outro locais próprios). Sobre a secretária/mesa, deverá estar apenas o material que é preciso na sessão de estudo (como um caderno, lápis, canetas, marcadores, dicionário de português, dicionário de línguas, máquina de calcular, entre outros.).

Não esquecer o lazer
O estudo e os trabalhos a desenvolver relacionados com as actividades escolares são prioritários para os bons estudantes. Mas para além da escola existem outras actividades e ocupações importantes para o crescimento pessoal e social e o saber viver em sociedade.Se as ofertas de diversão são muitas há que saber escolhê-las dando valor a actividades que promovam a saúde e o convívio. O contacto com o mundo do trabalho, contactando com pessoas com várias formações e profissões, e participando em programas para jovens e actividades de voluntariado pode também constituir uma ocupação proveitosa para os tempos extra-escolares.
Depois de decidires a que actividades te vais dedicar, se estas implicarem aulas ou ensaios com outras pessoas, agora que sabes um pouco mais sobre as vantagens de ter o tempo organizado, não te esqueças de as marcar no teu horário!


Bibliografia:Aprender a Estudar - Um Guia para o Sucesso na Escola, de António Marques Estanqueiro, Texto Editores, 2007 (12.º edição).

Sem comentários:

Enviar um comentário