05/03/2010

Pais querem retirada de apoios sociais a alunos violentos-Bullying

CONFAP


Pais querem retirada de apoios sociais a alunos violentos- "Bullying"




"A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) entregou, esta quinta-feira, no Ministério da Educação uma proposta que prevê a penalização dos pais cujos filhos se envolvam em actos de violência nas escolas.
Os membros da CONFAP querem que os actos violentos dos filhos sejam responsabilizados na escola, autorizando a perda dos direitos sociais.

O presidente da confederação, Albino Almeida, disse à TSF, que as medidas passavam por acabar com os apoios sociais que as famílias possam estar a receber.
Noutras situações, a CONFAP admite que a solução passe por sanções pecuniárias, como multas ou retenções nos impostos, levadas a cabo pelo Ministério das Finanças.
A proposta pretende prevenir actos de violências nas escolas, depois de ocorrerem 30 participações ao Departamento de Investigação de Acção Penal (DIAP) no ano de 2009 e, pelo menos, um caso a ser investigado.

A proposta entregue ao Ministério de Educação vem, deste modo, operar alterações no Estatuto do Aluno e deverá estar concluída em finais do mês. "

SOL

2 comentários:

  1. "Caso de violência escolar em Mirandela deixa pais receosos

    O inquérito que pretende apurar eventuais responsabilidades da escola no caso do Leandro deve ficar concluído na próxima terça-feira. A Associação de Pais, que inicialmente se apressou a garantir que não havia registo de casos de violência na Escola de Mirandela, remete-se agora ao silêncio.
    Ontem um grupo de pais juntou-se para denunciar outros episódios de agressões aos filhos.

    Estes pais garantem que já manifestaram individualmente esta preocupação à Direcção da Escola e criticam o seu silêncio perante o recente caso do Leandro.

    Ontem à noite a Associação de Pais reuniu com a Direcção da Escola. Desse encontro saiu uma curta nota informativa admitindo agora a existência de algumas ocorrências disciplinares participadas à escola.

    Lucilene Correia é mãe de uma rapariga de 14 anos que frequenta a Escola Luciano Cordeiro, a mesma onde estudava Leandro.

    O caso do menino desaparecido no Rio Tua não surpreendeu de todo esta mãe que diz viver amargurada a depressão da filha, vítima de violência na escola:

    O caso deu origem a um inquérito judicial, que ainda decorre. A rapariga está a receber acompanhamento psicológico.
    Também Álvaro Guedes apresenta razões de queixa. Há um mês teve de levar o filho às urgências do hospital depois de uma agressão na escola. O caso deu origem a uma queixa junto da direcção da Escola. Por parte da Escola mantém-se o silêncio.

    http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Caso+de+viol%C3%AAncia+escolar+em+Mirandela+deixa+pais+receosos.htm

    ResponderEliminar
  2. "Buscas para encontrar criança no rio Tua retomadas às 8h00
    As buscas para encontrar a criança desaparecida no rio Tua foram retomadas hoje às 8h00, de acordo com informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). De acordo com a mesma fonte, o mau tempo deverá condicionar o trabalhos de hoje.
    No local estão um bote e 11 veículos, num total de 43 combatentes.

    Desde terça feira que mais de uma centena de elementos da Protecção Civil, apoiados por cães pisteiros procuram a criança de 12 anos que nesse dia, à hora de almoço, desapareceu no rio Tua, em Mirandela.

    Na quinta-feira, a Protecção Civil disse que as buscas de hoje poderão ser condicionadas devido à previsão de mau tempo."

    (Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

    Lusa
    http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Buscas+para+encontrar+crianca+no+rio+Tua+retomadas+as+8h00.htm

    ResponderEliminar